Compartilhe!
FAQ

dúvidas sobre projetos e valores.

O valor do projeto depende do que será modificado no ambiente. Nós do Studio Tan-Gram não cobramos por metro quadrado, e sim pelo tempo que nos dedicaremos ao projeto. Sendo assim, projetos que contemplem mudanças de áreas molhadas, troca de caixilhos, muitos desenhos de móveis (armários, buffets, móveis de TV etc.) serão mais onerosos pelo maior número de horas que estes demandam. Pode pedir um orçamento sem compromisso 🙂

Conseguimos dar uma estimativa de valor gasto por metro quadrado baseado na nossa experiência de obras. Obviamente existe uma série de fatores que influenciam neste custo. Por exemplo: reforma de áreas molhadas costumam encarecer a reforma por conta da mão de obra e materiais utilizados. De qualquer forma, a planilha de orçamentos existe justamente para visualizarmos o peso que cada parte da reforma representa no todo e podermos priorizar as mudanças para que caibam no bolso.

A organização do nosso processo foi pensada justamente para entendermos as necessidades, linguagem, gostos e perfil do cliente logo na primeira reunião, antes de apresentar qualquer estudo. Isto ajuda muito na assertividade da primeira versão apresentada. Na maior parte dos casos só são necessárias: 2 revisões  pontuais, ou 1 geral nesta etapa. De qualquer forma, normalmente combinamos 02 revisões na etapa de estudo e zero revisões na etapa de executivo. Mudanças na etapa de executivo geram muito retrabalho, pois é o momento em que tudo já foi amarrado, pensado e detalhado para ser feito na obra. Isto não quer dizer que não seja possível revisar mais vezes, ou na etapa de executivo, porém estas revisões são cobradas à parte. E óbvio que se a revisão solicitada não for gerar retrabalho, ou não acarretar outras partes do projeto, nós faremos sem custo extra 😉

O projeto de decoração se trata da pesquisa, solicitação de orçamentos, orientação de produtos e estudo de composições de itens de mobiliário: mesa, cadeiras, luminárias decorativas (pendentes, piso e mesa), mesa lateral, pufe, tapete, cortinas, papel de parede, banquetas etc. O projeto de decoração não inclui mudança de paredes, tomadas, pontos de água, iluminação técnica (geral do ambiente), troca de piso, bancadas, etc. Estes serviços fazem parte do projeto de arquitetura.

O projeto de arquitetura é composto de:

– Etapa de Estudo:
– 3D, planta de layout e demolições
– Etapa de Executivo:
– Planta de Layout definida em estudo
– Planta de Demolições
– Planta de pontos de elétrica
– Planta de pontos de hidráulica
– Planta de soluções de forro e iluminação
– Planta de acabamentos
– Detalhamentos de: marcenaria, portas, janelas, pedras (piso, bancadas e nichos)
– Ampliação de áreas molhadas: detalhes de banheiros, cozinha, área de serviço, lavabo.

O ideal é nos chamar entre 3 e 4 meses antes da realização da obra.

Caso seu apartamento esteja em construção, podemos iniciar o projeto em cima da planta de vendas.

O ideal é aguardar as primeiras medições para já termos os centímetros exatos do espaço, que fazem toda a diferença em um projeto de interiores.

O limitante para entrega final do projeto neste último caso é a assembleia de definição de mudança de fachada (envidraçamento, mudança de cores, instalação de marcenaria no terraço).

Temos que aguardar estas definições do condomínio para finalizar o projeto.

Sim! O Transforma é um projeto que criamos para quem quer gastar o mínimo de dinheiro e tempo possível no projeto. Ele contempla ideias de composições, disposição de mobiliário, especificações de fornecedores, medidas e acabamentos. O Transforma também inclui estudos conceituais de marcenaria com medidas gerais. A compra de pedidos fica por conta do cliente.

Adquiri um terreno. Qual o passo a passo para construir minha casa?

Após a compra e liberação de construção no seu terreno é necessário contratar uma empresa que faça levantamento planialtimétrico e sondagem do solo.

O levantamento planialtimétrico serve para mapear o terreno com dimensões, orientação em relação ao norte e registrar o relevo.

Contratar um arquiteto para o projeto da casa

O projeto de arquitetura juntamente aos projetos complementares (Hidráulica, elétrica, ar condicionado, estrutura) vão planejar a nova casa para que tudo se encaixe.

Após finalizado o projeto de arquitetura, um empreiteiro, ou construtora deverão ser contratados para a construção da residência.

dúvidas sobre a execução do projeto.

A obra necessita uma série de planejamentos:

– alinhar expectativas em relação ao resultado estético e funcional
– garantir medidas mínimas confortáveis
– planejar interferências de execução (hidráulica, elétrica, iluminação…), marcenaria, mudança de paredes, acabamentos etc.
– relacionar e organizar todos os serviços envolvidos na execução
– relacionar e organizar todos os fornecedores envolvidos nas execução
– alinhar o gasto financeiro total e traçar prioridades
– prever possíveis conflitos ou incompatibilidades antes da execução

A fim de evitar:
– gasto descontrolado de dinheiro
– obra parada
– retrabalho da mão de obra
– desgaste psicológico
– desperdício de material
– insatisfação com o resultado final
– encontro de acabamentos ruins

Citando as etapas que compõem um Projeto de Reforma:

  1. Projeto de Arquitetura e Marcenaria (compostos pelo Estudo e Projeto Executivo)
  2. Orçamentos (de todos os itens e serviços que entrarão na obra exceto: eletrodomésticos)
  3. Obra (execução)
  4. Projeto de Decoração (pesquisa, orçamentos e composição dos itens decorativos: sofá, mesa, cadeiras, luminárias, tapetes etc.)

Todas. Aqui no escritório nos organizamos da seguinte maneira:

  1. Visitamos o cliente no caso de espaços existentes, ou fazemos uma reunião (pessoal ou virtual) no caso de imóveis em construção, ou que ainda estejam em projeto.
  2. Enviamos a Proposta Comercial
  3. Após assinado o contrato agendamos o levantamento de medidas e fotográfico do espaço
  4. Iniciamos o Projeto de Arquitetura e Marcenaria desde a etapa de Estudo (3D e conceitos) até o Executivo (desenhos técnicos detalhados de todo o planejamento da obra)
  5. Solicitamos todos os Orçamentos que entrarão na obra (empreiteiro/ construtora, marcenaria, acabamentos, serviços terceirizados, etc., exceto eletrodomésticos)
  6. Gerenciamos a obra (cuidamos do fechamento de todos os pedidos, acompanhando o prazo, entrega e eventuais problemas; orientamos os executores para que a obra saia fiel ao projeto; acompanhamos semanalmente o cronograma de andamento; geramos relatórios)
  7. Em paralelo, fazemos o Projeto de Decoração (pesquisa e composição de itens decorativos: sofá, cadeiras, tapetes, papel de parede, etc.)
  8. Entregamos a obra limpa e mobiliada

Sim! Fazemos o projeto de marcenaria e decoração isoladamente. Além disso gerenciamos a marcenaria (solicitamos orçamentos, analisamos, acompanhamos o prazo, tiramos dúvidas nas medições, durante a execução e na instalação) e acompanhamos os clientes nas lojas de decoração, e os fornecedores na instalação.

Não temos equipe própria, mas temos parceiros que confiamos muito e que nos atendem, e consequentemente nossos clientes, muito bem.

Nós desenvolvemos o projeto de arquitetura e recebemos as informações dos projetos complementares para centralizar tudo em um projeto só. Dessa forma, as informações são cruzadas para evitar interferências na hora de construir. Além disso, o projeto de arquitetura tem o objetivo de garantir e alinhar as expectativas estéticas e funcionais, e garantir o bem estar dos futuros moradores.

Dividimos o projeto de nova residência em: Projeto de Arquitetura e Projeto de Interiores. O projeto de arquitetura contempla a volumetria, ocupação e localização da edificação no terreno e distribuição de ambientes da casa.

Projeto de Arquitetura:

  1. Após assinatura do contrato, visitamos o terreno, ou recebemos os levantamentos planialtimétricos.
  2. Realizamos uma reunião de briefing para alinhar: gasto total disponível, tamanho da casa, linguagem arquitetônica, perfil do cliente, gostos e programa de necessidades (número de quartos, cozinha aberta ou fechada, número de banheiros etc.)
  3. Apresentamos o 3D da volumetria (casca) e divisões internas
  4. Após aprovado o estudo produzimos os desenhos e enviamos para Complementares (Engenheiro Hidráulico, Elétrica, Estrutural etc.) para podermos ter o orçamento prévio do custo da obra.
  5. Paralelamente ao pré-orçamento seguimos com o Projeto Legal (projeto para aprovação na Prefeitura)
  6. Após aprovado o projeto de prefeitura desenvolvemos o Projeto Executivo (para construção) com todos os detalhamentos necessários.

dúvidas sobre o modo de entrega dos serviços

O tempo de duração do Projeto de Arquitetura varia de acordo com o tamanho do espaço e escopo de projeto. Em média, o prazo varia de 2 a 4 meses.

Sim, no início do gerenciamento de obras traçamos um cronograma para visualizarmos o tempo total de obra. Este cronograma tem que ser alinhado com o executor da obra para afinarmos o tempo aproximado de cada etapa e a ordem dos serviços. Aqui no Studio Tan-Gram, levando em consideração os imprevistos que ocorrem nas obras, temos um histórico de cumprimento do cronograma de obras de 95%.

Sim! Só sempre deixamos claro que quando não conhecemos o fornecedor não conseguimos garantir prazo e qualidade. No mais, nos dispomos a acompanhar tudo normalmente.

Projetos específicos de instalações (elétrica, hidráulica, ar condicionado, automação, áudio e vídeo). Nós não temos a expertise para definir tamanhos de tubulações, conduítes, fiação e tubulações de cobre. Porém, contamos com parceiros que realizam estes projetos. Nós recebemos estes projetos e cruzamos as informações com o nosso projeto arquitetônico para ver as interferências.

dúvidas sobre transforma e outros serviços

O valor depende da quantidade de ambientes, ou metragem quadrada dos espaços  envolvidos. Mas com certeza é muito mais em conta do que você imagina. 🙂

Sim!

Temos também o serviço de Consultoria.

 A Consultoria pode ser uma reunião no nosso escritório, onde auxiliamos a pessoa com as dúvidas que ela tiver.

Por exemplo: sugestão de acabamentos, layout, dúvidas de materiais, referências de marcenaria, ou decoração.

Ou a Consultoria inloco: vamos até onde o cliente precisar, na obra, ou acompanhar na visita de imóveis para compra ou aluguel.

Contato aqui!

Nós separamos os serviços de forma que o cliente fique à vontade para contratar o que couber no bolso, ou o que sentir necessidade no momento.

Dessa forma, existe a possibilidade de contratar somente um estudo (visualização em 3D e planta das modificações sugeridas).

Todo o estudo e detalhamento da parte interna olhada individualmente, ou seja:

– detalhamento de marcenaria (armários, painéis, móvel TV, gabinetes de cozinha e banheiros)
– estudo e indicação de acabamentos (revestimentos de piso e parede, rodapé, louças, metais e bancadas) pensados dentro da composição total criada.
– adequações de alturas de tomadas e pontos de hidráulica de acordo com a necessidade ou particularidade do design de cada ambiente.
– iluminação e soluções de forro alinhadas com o layout proposto.
– detalhamentos específicos de bancadas e áreas molhadas  .

  1. Vocês fazem projetos de novas residências?
    Sim!
    Contato aqui!
  2. Qual o valor de um projeto?

    O valor do projeto depende do que será modificado no ambiente.

    Nós do Studio Tan-Gram não cobramos por metro quadrado, e sim pelo tempo que nos dedicaremos ao projeto.

    Sendo assim, projetos que contemplem mudanças de áreas molhadas, troca de caixilhos, muitos desenhos de móveis (armários, buffets, móveis de TV etc.) serão mais onerosos pelo maior número de horas que estes demandam.

    Pode pedir um orçamento sem compromisso 🙂

    Contato aqui!

  3. Consigo saber quanto vou gastar na minha obra antes de iniciar o projeto?

    Conseguimos dar uma estimativa de valor gasto por metro quadrado baseado na nossa experiência de obras.

    Obviamente existe uma série de fatores que influenciam neste custo.

    Por exemplo: reforma de áreas molhadas costumam encarecer a reforma por conta da mão de obra e materiais utilizados.

    De qualquer forma, a planilha de orçamentos existe justamente para visualizarmos o peso que cada parte da reforma representa no todo e podermos priorizar as mudanças para que caibam no bolso.

  4. Quantas vezes posso mudar de ideia no meio do projeto?

    A organização do nosso processo foi pensada justamente para entendermos as necessidades, linguagem, gostos e perfil do cliente logo na primeira reunião, antes de apresentar qualquer estudo.

    Isto ajuda muito na assertividade da primeira versão apresentada. Na maior parte dos casos só são necessárias: 2 revisões  pontuais, ou 1 geral nesta etapa.

    De qualquer forma, normalmente combinamos 02 revisões na etapa de estudo e zero revisões na etapa de executivo.

    Mudanças na etapa de executivo geram muito retrabalho, pois é o momento em que tudo já foi amarrado, pensado e detalhado para ser feito na obra. Isto não quer dizer que não seja possível revisar mais vezes, ou na etapa de executivo, porém estas revisões são cobradas à parte.

    E óbvio que se a revisão solicitada não for gerar retrabalho, ou não acarretar outras partes do projeto, nós faremos sem custo extra 😉

  5. Qual a diferença entre um projeto de arquitetura e um projeto de decoração?

    O projeto de decoração se trata da pesquisa, solicitação de orçamentos, orientação de produtos e estudo de composições de itens de mobiliário: mesa, cadeiras, luminárias decorativas (pendentes, piso e mesa), mesa lateral, pufe, tapete, cortinas, papel de parede, banquetas etc. O projeto de decoração não inclui mudança de paredes, tomadas, pontos de água, iluminação técnica (geral do ambiente), troca de piso, bancadas, etc. Estes serviços fazem parte do projeto de arquitetura.

  6. O que compõe o projeto de arquitetura?

    O projeto de arquitetura é composto de:

    – Etapa de Estudo:
    – 3D, planta de layout e demolições
    – Etapa de Executivo:
    – Planta de Layout definida em estudo
    – Planta de Demolições
    – Planta de pontos de elétrica
    – Planta de pontos de hidráulica
    – Planta de soluções de forro e iluminação
    – Planta de acabamentos
    – Detalhamentos de: marcenaria, portas, janelas, pedras (piso, bancadas e nichos)
    – Ampliação de áreas molhadas: detalhes de banheiros, cozinha, área de serviço, lavabo.

  7. Quero reformar meu apartamento. Quando devo chamar vocês?

    O ideal é nos chamar entre 3 e 4 meses antes da realização da obra.

    Caso seu apartamento esteja em construção, podemos iniciar o projeto em cima da planta de vendas.

    O ideal é aguardar as primeiras medições para já termos os centímetros exatos do espaço, que fazem toda a diferença em um projeto de interiores.

    O limitante para entrega final do projeto neste último caso é a assembleia de definição de mudança de fachada (envidraçamento, mudança de cores, instalação de marcenaria no terraço).

    Temos que aguardar estas definições do condomínio para finalizar o projeto.

  8. Quero dar um “up” na minha casa, mas não quero gastar muito no projeto e me disponho a fazer o fechamento de pedidos. Vocês tem algum serviço que se encaixe no meu perfil?

    Sim! O Transforma é um projeto que criamos para quem quer gastar o mínimo de dinheiro e tempo possível no projeto. Ele contempla ideias de composições, disposição de mobiliário, especificações de fornecedores, medidas e acabamentos. O Transforma também inclui estudos conceituais de marcenaria com medidas gerais. A compra de pedidos fica por conta do cliente.

  9. Adquiri um terreno. Qual o passo a passo para construir minha casa?

    Após a compra e liberação de construção no seu terreno é necessário contratar uma empresa que faça levantamento planialtimétrico e sondagem do solo.

    O levantamento planialtimétrico serve para mapear o terreno com dimensões, orientação em relação ao norte e registrar o relevo.

    Contratar um arquiteto para o projeto da casa

    O projeto de arquitetura juntamente aos projetos complementares (Hidráulica, elétrica, ar condicionado, estrutura) vão planejar a nova casa para que tudo se encaixe.

    Após finalizado o projeto de arquitetura, um empreiteiro, ou construtora deverão ser contratados para a construção da residência.

  1. Por que é necessário fazer um projeto para realizar uma obra?

    A obra necessita uma série de planejamentos:

    – alinhar expectativas em relação ao resultado estético e funcional
    – garantir medidas mínimas confortáveis
    – planejar interferências de execução (hidráulica, elétrica, iluminação…), marcenaria, mudança de paredes, acabamentos etc.
    – relacionar e organizar todos os serviços envolvidos na execução
    – relacionar e organizar todos os fornecedores envolvidos nas execução
    – alinhar o gasto financeiro total e traçar prioridades
    – prever possíveis conflitos ou incompatibilidades antes da execução

    A fim de evitar:
    – gasto descontrolado de dinheiro
    – obra parada
    – retrabalho da mão de obra
    – desgaste psicológico
    – desperdício de material
    – insatisfação com o resultado final
    – encontro de acabamentos ruins

  2. Quero reformar meu apartamento e não sei por onde começar. Qual seria o passo a passo

    Citando as etapas que compõem um Projeto de Reforma:

    Projeto de Arquitetura e Marcenaria (compostos pelo Estudo e Projeto Executivo)
    Orçamentos (de todos os itens e serviços que entrarão na obra exceto: eletrodomésticos)
    Obra (execução)
    Projeto de Decoração (pesquisa, orçamentos e composição dos itens decorativos: sofá, mesa, cadeiras, luminárias, tapetes etc.)

  3. Quais etapas o Studio Tan-Gram faz?

    Aqui no escritório nos organizamos da seguinte maneira:

    1. Visitamos o cliente no caso de espaços existentes, ou fazemos uma reunião (pessoal ou virtual) no caso de imóveis em construção, ou que ainda estejam em projeto.
    2. Enviamos a Proposta Comercial
    3. Após assinado o contrato agendamos o levantamento de medidas e fotográfico do espaço
    4. Iniciamos o Projeto de Arquitetura e Marcenaria desde a etapa de Estudo (3D e conceitos) até o Executivo (desenhos técnicos detalhados de todo o planejamento da obra)
    5. Solicitamos todos os Orçamentos que entrarão na obra (empreiteiro/ construtora, marcenaria, acabamentos, serviços terceirizados, etc., exceto eletrodomésticos)
    6. Gerenciamos a obra (cuidamos do fechamento de todos os pedidos, acompanhando o prazo, entrega e eventuais problemas; orientamos os executores para que a obra saia fiel ao projeto; acompanhamos semanalmente o cronograma de andamento; geramos relatórios)
    7. Em paralelo, fazemos o Projeto de Decoração (pesquisa e composição de itens decorativos: sofá, cadeiras, tapetes, papel de parede, etc.)
    8. Entregamos a obra limpa e mobiliada
  4. Quero um estudo de móveis e objetos de decoração para minha casa, vocês fazem isso?

    Sim! Fazemos o projeto de marcenaria e decoração isoladamente.

    Além disso gerenciamos a marcenaria (solicitamos orçamentos, analisamos, acompanhamos o prazo, tiramos dúvidas nas medições, durante a execução e na instalação) e acompanhamos os clientes nas lojas de decoração, e os fornecedores na instalação.

  5. Vocês tem equipe própria de construção?

    Não temos equipe própria, mas temos parceiros que confiamos muito e que nos atendem, e consequentemente nossos clientes, muito bem.

  6. Quais etapas o Studio Tan-Gram faz no processo de construção de uma residência?

    Nós desenvolvemos o projeto de arquitetura e recebemos as informações dos projetos complementares para centralizar tudo em um projeto só.

    Dessa forma, as informações são cruzadas para evitar interferências na hora de construir. Além disso, o projeto de arquitetura tem o objetivo de garantir e alinhar as expectativas estéticas e funcionais, e garantir o bem estar dos futuros moradores.

  7. Quais são as etapas de um projeto de nova residência?

    Dividimos o projeto de nova residência em: Projeto de Arquitetura e Projeto de Interiores.

    O projeto de arquitetura contempla a volumetria, ocupação e localização da edificação no terreno e distribuição de ambientes da casa.

    Projeto de Arquitetura:

    1. Após assinatura do contrato, visitamos o terreno, ou recebemos os levantamentos planialtimétricos.
    2. Realizamos uma reunião de briefing para alinhar: gasto total disponível, tamanho da casa, linguagem arquitetônica, perfil do cliente, gostos e programa de necessidades (número de quartos, cozinha aberta ou fechada, número de banheiros etc.)
    3. Apresentamos o 3D da volumetria (casca) e divisões internas
    4. Após aprovado o estudo produzimos os desenhos e enviamos para Complementares (Engenheiro Hidráulico, Elétrica, Estrutural etc.) para podermos ter o orçamento prévio do custo da obra.
    5. Paralelamente ao pré-orçamento seguimos com o Projeto Legal (projeto para aprovação na Prefeitura)
    6. Após aprovado o projeto de prefeitura desenvolvemos o Projeto Executivo (para construção) com todos os detalhamentos necessários.
  1. Quanto tempo demora entre a assinatura do contrato e a entrega do Projeto Executivo?

    O tempo de duração do Projeto de Arquitetura varia de acordo com o tamanho do espaço e escopo de projeto. Em média, o prazo varia de 2 a 4 meses.

  2. Consigo saber quanto tempo minha obra vai levar?

    Sim, no início do gerenciamento de obras traçamos um cronograma para visualizarmos o tempo total de obra. Este cronograma tem que ser alinhado com o executor da obra para afinarmos o tempo aproximado de cada etapa e a ordem dos serviços.

    Aqui no Studio Tan-Gram, levando em consideração os imprevistos que ocorrem nas obras, temos um histórico de cumprimento do cronograma de obras de 95%.

  3. Vocês são abertas a fornecedores indicados pelos clientes?

    Sim!

    Mas sempre deixamos claro que quando não conhecemos o fornecedor não conseguimos garantir prazo e qualidade.

    No mais, nos dispomos a acompanhar tudo normalmente.

  4. O que o projeto de vocês não inclui?

    Para projetos específicos de instalações (elétrica, hidráulica, ar condicionado, automação, áudio e vídeo).

    Não temos a expertise para definir tamanhos de tubulações, conduítes, fiação e tubulações de cobre.

    Porém, contamos com parceiros que realizam estes projetos. Nós recebemos estes projetos e cruzamos as informações com o nosso projeto arquitetônico para ver as interferências.

    1. Quanto custa o Transforma?O valor depende da quantidade de ambientes, ou metragem quadrada dos espaços  envolvidos. Mas com certeza é muito mais em conta do que você imagina. 🙂
    2. Existe algum serviço mais barato que o Transforma?Sim!Temos também o serviço de Consultoria.

      A Consultoria pode ser uma reunião no nosso escritório, onde auxiliamos a pessoa com as dúvidas que ela tiver.

      Por exemplo: sugestão de acabamentos, layout, dúvidas de materiais, referências de marcenaria, ou decoração.

      Ou a Consultoria inloco: vamos até onde o cliente precisar, na obra, ou acompanhar na visita de imóveis para compra ou aluguel.

      Contato aqui!

       

    3. E se eu não estiver 100% confiante para fechar o projeto inteiro e quiser visualizar a ideia do meu ambiente em 3D? 


      Nós separamos os serviços de forma que o cliente fique à vontade para contratar o que couber no bolso, ou o que sentir necessidade no momento.

      Dessa forma, existe a possibilidade de contratar somente um estudo (visualização em 3D e planta das modificações sugeridas).